domingo, 27 de novembro de 2011

Gestos do dia a dia...



  pt.hairdresser-models.eu
Em seguimento da publicação sobre a limpeza diária da face, algumas notas sobre um gesto diário tão indispensável como tomar banho: usar creme de dia e de noite.

Após a limpeza diária da face, é essencial usar um creme de dia ou um creme de noite, de acordo com a exposição ao exterior/poluição/maquilhagem.

Estes produtos têm a função de hidratar a pele e existem (mais uma vez) adaptados a todos os bolsos e tipos de pele.

Pode recorrer a um dermatologista ou pedir sugestões na loja ou ir experimentando com amostras, mas de nada serve pedir opinião se não soubermos depois analisar os resultados e exprimir as conclusões. 
Assim na utilização de um novo creme é muito importante:
-seguir (realmente) o modo como se deve utilizar;
-experimentá-lo durante algum tempo (pessoalmente aconselho que se use até ao fim, pois é de maneira que não estamos a gastar dinheiro em vão e o creme é algo que se gasta rapidamente) porque existem muitos fatores que influenciam no seu desempenho (alimentação, descanso, fase menstrual, utilização de outros produtos de maquilhagem, medicação extra);
- estar atenta à relação entre a expetativa e o resultado (registar mentalmente o que não se gostou tanto) e verificar a textura da pele ao fim do dia.

As estações do ano podem influenciar muito as necessidades da nossa pele e em especial a da cara que é a que está mais exposta e fica menos protegida para se defender das agressões externas e internas. O mesmo pode acontecer nas fases do período menstrual. 

Não seria disparatado ter mais do que um creme de dia, que se utilize mais de acordo com as necessidades da sua pele, mas para tal há que ser muito sensível às suas alterações e não deixar de ter em conta as alterações provocadas nos produtos após a sua abertura (atenção aos prazos de validade).

Para finalizar, o creme de noite tem pouco que se lhe diga. Convém que siga a mesma linha do creme de dia, uma vez que os laboratórios e marcas tendem a favorecer a complementaridade dos dois produtos: o creme de noite normalmente é composto por mais princípios ativos que servem de proteção.

Dicas a memorizar:
- não usar uma quantidade maior que uma avelã de creme, pois a pele tem uma capacidade limitada de absorção e o excesso cria uma barreira e mancha;
- espalhe bem por toda a face, incluindo o pescoço, pois a pele está tão exposta como a da cara;
- espalhe no sentido ascendente e para fora (vamos evitar reforçar a força da gravidade);
- cuidado com a zona dos olhos (zona por baixo das sobrancelhas e acima da linha marcada pelas olheiras ou papos).


Copyright © T&M
Design by Fearne