segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Frutos Secos

personaltrainers.com.pt

Segundo alguns nutricionistas, os frutos secos não só são deliciosos como contêm uma quantidade extraordinária de nutrientes e embora sejam compostos maioritariamente por gordura ( 80%), esta gordura é monoinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas e o bom colesterol.
Uma forma saudável de incluir frutos secos na alimentação é usá-los para substituir alimentos que contêm gorduras saturadas (por exemplo a carne).
Outra forma de reduzir o conteúdo de gordura é tornar as porções mais pequenas, laminando-os ou cortando-os em partes mais pequenas. Evidentemente não é saudável acompanhá-los com queijo ou chocolate (como habitualmente acontece) ou em refeições muito ricas em proteínas.
É importante lembrar que não se pode exagerar nas quantidades para potenciar a sua densa qualidade de nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais –  que raz muitos benefícios para a saúde.
Para além do mais, os frutos secos sabem bem, não só quando comidos isoladamente como petisco mas quando são adicionadas das mais variadas formas a pratos principais.
´
A título de exemplo deixo algumas sugestões que uso muito frequentemente:

- usar dois tipos de frutos secos e cereais (até 80g em conjunto) com iogurte natural magro líquido ou sólido ( até 50 Kcal);
- usar amêndoa torrada para finalizar pratos de massa e legumes;
- usar frutos secos nas saladas "enriquecidas" quando estas são o prato principal da refeição.
Anónimo disse...

Costumo usar muito a segunda e terceira opções!
Com o iogurte tenho uma versão ainda mais gulosa... Iogurte natural com mel e nozes...
:)

Rita

T. disse...

Sim, gulosa, essa é guloseima "saudável" ;)

Copyright © T&M
Design by Fearne