quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Vamos fazer disto um jogo?

VAMOS FAZER DISTO UM JOGO?
por Mentes Despertas
https://apoioaaprendizagem.wixsite.com/mentesdespertas/treino-de-competencias




As questões enviadas depois da publicação "Castigo?" referiram-se na sua maioria em como pôr em prática a ideia de consequência sem ser necessário estar sempre a voltar à mesma conversa quando o combinado não é cumprido.
Não é assim tão difícil.
Nas crianças/jovens, assim como nos adultos, o interesse aumenta quando o apresentado tem uma forma renovada e apelativa (use plataformas digitais, cores ou atividades preferidas) e quando o seu conteúdo nos interessa pessoalmente.
Assim, pense no que poderia funcionar consigo ou com quem o rodeia e, o mais certo, é também funcionar com o seu filho/aluno.
Como é mais fácil recordarmo-nos do que "entra" no nosso cérebro por várias vias (ouvidos, olhos, pele) escrever (de forma muito simples) o acordado pelos dois pode ajudar a que nenhum se esqueça do combinado e se evitem deslizes e ou tentativas de alteração.
Para além de motivar para a mudança de comportamento, este acordo serve também para fomentar a responsabilidade do próprio no seu sucesso, incrementar o respeito mútuo necessário à relação e ajudar na gestão de tempo, expetativas e frustações. Muitas vezes pode ser também aproveitada para trabalhar a matemática e a leitura funcional, assim como o preenchimento de formulários (em crianças mais novas).
Antes de abordar o assunto, o adulto deve pensar no que pode oferecer que realmente interesse (a concretização é importante para o reconhecimento do sucesso) e em que moldes se encontra disposto a negociar. Depois de o acordo estar fechado não é aconselhável esquecê-lo, desfazê-lo ou alterá-lo (a não ser por razões imprevistas muito fortes).
Dependendo da idade, compreensão e tolerância em relação à espera por parte da criança/jovem o acordo pode estender-se mais ou menos no tempo e ter moldes mais visuais (sistema de cores, autocolantes, sinais escritos) ou abstratos (pontuação), mas deve ser muito explícita a escala de pontuação e qual a necessária para se ganhar o prémio ou cumprir o acordo.
Depois resta ter paciência e mostrar-se sempre confiante (mesmo que ao longo do processo vá tendo dúvidas). Se for a medida adequada acabará por funcionar, mas tente retirar a ansiedade do processo.
Opte por começar por recompensas simples e rápidas e vá evoluindo a partir daí, conforme os dois se sentirem confortáveis.
Copyright © T&M
Design by Fearne