sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Good&Easy



Ingredientes (1px)

1, 5 colher de sopa -  de cuzcuz biológico puro
1 colher chá de amêndoa  em lascas
150 g de espinafres frescos
1 pedaço pequeno de gengibre (sem casca)
1/2 pimento
1/2 maçã com casca
1/2 cebola
1/2 tomate
2 ovos médios
50g de beterraba previamente cozida
1 colher café de creme culinário
noz moscada e sal a gosto
água


Conheço uma pessoa que tem a teoria de que quando postamos uma publicação relacionada com comida, as visualizações e os comentários crescem.

Pois. Acho que comigo não acontece isso. O que me acontece é ficar muito contente quando faço assim uma coisa tão simples e que sabe tão bem.

Não sou dada a grandes cozinhados, nem a muito tempo na cozinha. O que eu gosto mesmo é de chegar trinta minutos antes da hora da refeição, abrir o frigorífico e ir juntando os ingredientes sem pensar muito nisso.

Na verdade esta nova forma de cozinhar, com esta quantidade de novos ingredientes, acessíveis em qualquer lado, serviu-me como uma luva. Gosto de sabores diferentes e junções de sabores contraditórios e de várias texturas. Aprecio os alimentos crus ou pouco processados e os temperos naturais.

Tenho sempre a intenção de planear melhor a minha semana, mas na verdade vou comprando o que gosto e vou resolvendo antes de entrar na cozinha, sendo que muitas vezes cozinho para mais que uma refeição (e repito no dia seguinte).

Para quem gosta deste tipo de alimentação aqui ficam algumas ideias.

Eu dou preferência aos alimentos frescos (não congelados ou enlatados) e de preferência biológicos (de vez em quando tenho a sorte de alguém me dar, outras vezes compro). Prefiro prepará-los e se necessário congelá-los em doses mais pequenas, do que comprá-los previamente preparados. Assim consigo legumes e frutas mais saborosas, com mais nutrientes e também mais baratos.
Também tento comprar o que for da época, por ser mais económico, mas também por ser, geralmente, o que o corpo mais precisa no momento. A natureza sabe o que faz!

Preparação:

Cortar em pedaços pequeninos o gengibre, o pimento, a maçã, a cebola e o tomate.

Juntar numa frigideira antiaderente, em lume forte, o creme culinário com a maçã, a amêndoa, a cebola, o pimento e deixar saltear até a textura ficar dura (quase torrada).
Acrescentar um pouco de água (suficiente para cobrir os ingredientes que estão na frigideira) e juntar o tomate, o gengibre e os  espinafres.
Verificar se a quantidade de líquido é suficiente para que nenhum ingrediente esteja a secar, temperar com sal e noz moscada  e acrescentei o cuscuz.
Quando a cor e a textura dos alimentos muda para cozinhado (2/3 minutos), abrir dois círculos de forma a conterem os ovos, não deixando que a clara se espalhe.
Acrescentar os ovos, tapar a frigideira, mudar o lume para médio e ir verificando se a clara do ovo está branca e consistente.

Servir com cuidado para não rebentar a gema do ovo e acrescentar a beringela cozida (fria).

Acompanhei com chá detox morno. (um dia deixo a minha receita). 

Estava delicioso!



Copyright © T&M
Design by Fearne