quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Época Natalícia!































Sem, duvida que a época natalícia se pode viver de diferentes formas de acordo com a educação e o modo de vida de cada um, mas parece-me pelo que se lê em todo o lado nesta época que os adultos tendem a nortear a suas vivências da quadra pelo que eles próprios viveram quando eram mais novos.

Não concordo que o Natal seja só para as crianças, mas existem assuntos que se relacionam mais com elas, especialmente no que se refere à educação nesta época.

Por todas as instituições de educação do país, o mês do Natal se caracteriza pelas avaliações de final de final de período e pela azáfama das decorações e ensaios para a esperada festa de natal. Bem ou mal é assim e nunca conheci nenhuma escola que fosse diferente.

O que justifica este post não é, no entanto, a azáfama, mas a vontade de deixar a mensagem de que seria benéfico aproveitar esta época para trabalhar áreas de formação cívica e de desenvolvimento pessoal e social.

Assim, respeitando as crenças individuais dos alunos e dos grupos, a título de "dar a conhecer" seria bom recordar a história do aparecimento da comemoração do Natal em Portugal, quais as tradições portuguesas mais antigas e não deixar que os festejos se fiquem apenas pelas árvores de natal e cartas ao Pai Natal. 

Existem imensos sites e livros para crianças sobre a época natalícia que abordam as mensagens morais implícitas nesta "história" da Bíblia de forma mais apelativa e simplificada para as crianças.

Visto ser um tema de interesse particular para as crianças e jovens e ser uma época mais favorável à tolerância poderá ser também aproveitada para trabalhar aspetos relacionados com o multiculturalismo tão presente na sociedade atual.

Será sempre bom para qualquer agente de educação fazer render as oportunidades para recordar e dar a conhecer valores como solidariedade, justiça, igualdade, bondade, respeito, esperança, humildade, entre outros...
Copyright © T&M
Design by Fearne