Não concordo que o Natal seja só para as crianças, mas existem assuntos que se relacionam mais com elas, especialmente no que se refere à educação nesta época.
Por todas as instituições de educação do país, o mês do Natal se caracteriza pelas avaliações de final de final de período e pela azáfama das decorações e ensaios para a esperada festa de natal. Bem ou mal é assim e nunca conheci nenhuma escola que fosse diferente.
O que justifica este post não é, no entanto, a azáfama, mas a vontade de deixar a mensagem de que seria benéfico aproveitar esta época para trabalhar áreas de formação cívica e de desenvolvimento pessoal e social.
Assim, respeitando as crenças individuais dos alunos e dos grupos, a título de "dar a conhecer" seria bom recordar a história do aparecimento da comemoração do Natal em Portugal, quais as tradições portuguesas mais antigas e não deixar que os festejos se fiquem apenas pelas árvores de natal e cartas ao Pai Natal.
Existem imensos sites e livros para crianças sobre a época natalícia que abordam as mensagens morais implícitas nesta "história" da Bíblia de forma mais apelativa e simplificada para as crianças.
Visto ser um tema de interesse particular para as crianças e jovens e ser uma época mais favorável à tolerância poderá ser também aproveitada para trabalhar aspetos relacionados com o multiculturalismo tão presente na sociedade atual.
Será sempre bom para qualquer agente de educação fazer render as oportunidades para recordar e dar a conhecer valores como solidariedade, justiça, igualdade, bondade, respeito, esperança, humildade, entre outros...
Enviar um comentário