quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Iniciativas Realistas...

 
Custa tão pouco contribuir...
www.the bighand.org



Vários estudos comprovam que não basta "dar o peixe", mas que também não é suficiente "ensinar a pescar".
 Existem muitas variáveis e condicionalismos na construção sistemática de situações que, para nós, privilegiados por viver num país desenvolvido e esclarecido, nos chocam tanto como ver umas dezenas de homens a serem mortos a tiro (atrevo-me a dizer que possivelmente mais).

Refiro-me a situações que nos deixam pesados por dentro por as sabermos consistentes, repetitivas, toleradas,  e ao mesmo tempo se nos afiguram como tão desumanas e cruéis. Refiro-me à fome, à extrema pobreza, à falta de água, à falta de habitações, à falta de acesso aos cuidados básicos de saúde, à falta de acesso à educação, ao conhecimento, ao poder de decidir.

Por isso, chamo a atenção para mais esta fundação que tem um objetivo concreto e bem definido, que se destaca de outras (também necessárias e muito válidas), apostando na construção de escolas, na preparação dos professores e no alcance das condições necessárias para que todas as crianças possam usufruir de uma educação adequada.

Porque só a educação pode levar ao esclarecimento, ao desmistificar de medos, hábitos e costumes, ao poder da escolha, à auto-suficiência. Porque os que estão de fora devem e podem ajudar, mas as mudanças mais significativas são levadas a cabo pelas pessoas do local e pela mudança das mentalidades.

Visitem a página. Está muito bem organizada. É fácil saber como ajudar, com quanto ajudar e escolher ou não no que ajudar. Existem ideias para todos os gostos e para todos os bolsos.

 

Visitem quanto mais não seja para se inspirarem com os sorrisos, com as alegrias, com aquela sensação boa  que recolhemos quando encontramos uma situação que ajuda a construir um mundo melhor.




Qual é a missão da The Big Hand?


The Big Hand é uma organização não-governamental que pretende contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua, através do seu modelo pedagógico centrado na criança. Trabalha em parceria com as comunidades e organizações locais e constrói ‘Escolas Amigas' baseadas nas boas práticas da UNICEF.

www.thebighand.org



Copyright © T&M
Design by Fearne