quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pinceis de maquiagem...

 

Os pincéis de maquiagem são um dos instrumentos essenciais quando pretendemos maquilhar-nos a nós próprias, mas nem sempre recebem a atenção que merecem.

Existem pincéis de várias qualidades e a qualidade destes influencia tanto no resultado final como influencia a qualidade dos mesmos na pintura de uma tela ou trabalho. Para que os pincéis de maquiagem cumpram a sua função devem ser macios e não devem deixar soltar pêlos. 

Apesar de não serem baratos existem pincéis muito duradouros, por isso talvez valha a pena investir. Eu tenho pincéis que custaram à volta de dez euros (preço arredondado para cima) e que me duram há mais de seis ou sete anos.


Cada formato de pincel tem uma função específica que deve ser conhecida antes da sua utilização. Para quem recentemente começou a maquilhar-se talvez seja melhor optar por um pincel largo para aplicar o blush e um pincel pequeno e com esponja arredondada para aplicar a sombra. A pouco e pouco poderá ir adquirindo outros formatos de pincéis para aplicar a sombra na parte superior da pálpebra ou junto às pestanas e ir usufruindo e experimentando os vários tamanhos.


Também são frequentes as dúvidas sobre como e quando lavar os pincéis. As regras mandam lavar os pincéis todas as semanas. Na verdade eu não lavo muito os meus porque tenho já uma boa colecção deles e uso-os quase sempre com o mesmo produto, ou seja, para cada sombra um pincel, um para cada blush, uma esponjinha para cada base. Existem muitos produtos no mercado que trazem na embalagem pincéis para aplicar o produto.

Tenho os meus pincéis melhores num estojo separado da maquilhagem e fechado para não apanharem pó. No final de cada utilização costumo passá-los pelas costas das mãos para tirar o máximo de produto possível (sem pressionar) e isso ajuda a que se mantenham limpos.

Quando é mesmo necessário lavá-los podem ser lavados com produtos específicos à venda na loja de cosméticos ou deixados de molho com água quente e um pouco de sabonete neutro. Passado uns minutos retirar o excesso de água passando a mão de cima para baixo para retirar o excesso de água. Deixar secar natural e horizontalmente.
Copyright © T&M
Design by Fearne