sábado, 5 de maio de 2012

Com os olhos te saboreio...



 

Já é sabido que a minha relação pela culinária é ligeiramente gélida. Não gosto de cozinhar, não tenho propriamente "mão" para pratos complicados, nem a paciência para seguir receitas.

Mas gosto muito de experimentar coisas novas, de comer de forma responsável (cometendo excessos com a consciência de que o estou a fazer) e de preparar as refeições rapidamente.

Por isso, nunca pretendi com esta etiqueta igualar-me aos imensos e interessantes blogs de culinária que já existem. No máximo, posso dar-vos algumas dicas e chamar a atenção para uma ou outra receita que eu tenha experimentado.Não esperem por muitas, claro está.

Queria era salientar a importância dos aspetos que rodeiam a nossa alimentação.
Como o  "empratamento", ou seja, da forma como se apresentam os pratos e as refeições.
Para mim, este sempre foi um aspeto muito importante. 

Desde que me lembro de ser gente, que não há pratos esmurrados, copos riscados ou talheres tortos na mesa lá de casa. As toalhas de pano trocavam-se sempre que tivessem uma marca e os tachos não vinham para a mesa.

Às vezes é-me difícil ignorar alguns destes pormenores quando como fora de casa. Com hábito tudo se consegue, mas não me agrada. Transmite desleixo e falta de respeito pela importância que tem a hora de refeição.

Mesmo agora que não partilho as minhas refeições com ninguém continuo a ter esses cuidados, porque se revelam tão calorosos como uma boa dose de mousse de chocolate. 

Já disse isto algumas vezes mas o envolvente pode ser tão importante como a confeção dos alimentos.

Assim, se a dieta não permite excessos em produtos deliciosos e pesados, opte por um prato colorido e use a imaginação. Prometo que funciona!

 1.ª Foto in Nosso Planeta Saúde - mousse de ervas finas com cereja
 2.º Foto in bebe.abril.com.br - enroladinhos de fiambre de aves e pepino com mostarda light
Copyright © T&M
Design by Fearne