sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

As crianças aprendem por imitação...




Pelo menos a grande maioria!
Obviamente que há que dar crédito à personalidade, à aprendizagem, a segundas hipóteses e a tudo o que possa contrariar os comportamentos menos corretos que outros tenham e que as crianças possam adquirir.

Partilho o vídeo especialmente pelos hábitos socialmente considerados menos graves (deitar lixo para o chão, ser rude, gritar) pois considero que pela sua menor gravidade haverá menor probabilidade de que existam muitas situações em que a criança possa perceber que estão errados.

Por estes e pela última frase. 

" Faz o que eu digo. Não faças o que eu faço." é uma conhecida frase portuguesa, mas talvez seja melhor aposta que cada adulto tente ter atitudes corretas ao pé das crianças (e de preferência longe delas). 

Quem sabe assim não existirão mais focos de influência positiva!!!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"...orgulhosamente sozinhos...mas não sós..."


the blue hour


É, sem dúvida no meio das dificuldades, que encontramos um novo ramo… num acalento difícil de explicar, quando todas as circunstâncias nos querem deitar abaixo e nós nos continuamos a sentir preparados para seguir.

De um quentinho que nos vem cá de dentro quando tudo cá fora é frio e arrepiante… Dessas rajadas de vento vêm situações para resolver, que tantas vezes nos fazem recordar as portas que se fecharam, que nos destruíram…

Mas é, inacreditavelmente, nessas novas janelas de confusão que nos vamos mais tarde sentir renovados e melhores…

Mais crescidos, mais conhecedores, mais espertos...

Ou talvez apenas mais velhos e mais vividos…

Podem viver-se tantas vidas no espaço em que alguns vivem apenas uma.

No espaço, no tempo, no pensar…

Vidas que nos acompanham, que nos ensinam, que nos provam que apesar das quedas haverá sempre um tempo para voltar a estar orgulhosamente de pé…

E normalmente orgulhosamente sozinhos… mas não sós… porque nos acompanham as nossas vidas, as personagens que já representámos, aquelas que acabamos por conhecer num guião que não foi escrito por ninguém.

Acalenta-nos a vista da natureza, do aroma a terra e a vida, do som dos outros que vivem ali no mesmo lugar…

Das coisas simples, oferecidas, que estão sempre lá, independentemente de tudo. 

Rodeiam-nos os objectos confortáveis, os lugares relaxantes, a paz…

Um dia voltará o gosto dos beijos, a sensação do toque e a meiguice dos afectos que nos fará, eventualmente, perder a noção e voltar a cair…

Mas tal como há mais de quinze anos atrás continuo a pensar…

Fará sentido a vida sem isso também??

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Love is a Losing Game"



Descobri hoje que não és quem eu pensava seres. Ou pelo menos era este pensamento que me dilacerava o peito quando a verdade se revelava perante os meus olhos a cada movimento do meu dedo.
Mal podia acreditar, ou talvez sempre soubesse. Os homens são todos iguais e nunca se pode confiar neles. Eu já devia saber. E sei… Mas as vezes prefiro esquecer…
Não chorei, não fiquei aflita, nem chocada…. Apetecia-me apenas espetar-te esta verdade na cara e livrar-me de ti para sempre…
Mas não deu… Não conseguia contactar-te e depois com o passar das horas fui tentando perceber o que fazer. Que ganharia eu em dizer-te tudo o que tinha descoberto? Irias tu ter uma explicação plausível para me dar ou teria eu que simplesmente ter que te perdoar esta traição de não seres quem eu pensava. Estava eu disposta a deixar-te se me dissesses a verdade? Haveria alguma palavra que saísse da tua boca em que eu conseguisse acreditar?
Não. Por mim e se tivesse escolha não queria ver-te durante dias até que a minha raiva e a minha desilusão desaparecessem.
Agora já decidi que não te vou contar nada, mas sinto a raiva e o ódio da impossibilidade de seres diferente dos outros crescer no meu ventre e fervilhar até à minha garganta. Não sei se conseguirei não revelar o que sei. Não sei até que ponto consigo fugir, mas sei que por muitos motivos me foi afastando de ti, por tudo o que calei e que achei que não conseguirias compreender.
Por todas as vezes que desisti de explicar, de te fazer entender, de te tornar parte importante de algo, de todas as vezes em que escondi a dor da desilusão. Esta é apenas mais uma. Tens pedido e eu tenho tentado voltar a aproximar-me de ti, mas… não sei se algum dia vou conseguir, se voltarei a olhar-te da mesma forma, se alguma vez conseguirei voltar a sentir orgulho de quem és e de estar ao teu lado.

sábado, 21 de janeiro de 2012

"CELA 211"



Um filme intenso, forte, que nos deixa sem respiração com tantos momentos de tensão.

Inteligente, perverso, natural...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Porque é que nunca me entendes?!?!?!?"



" As provas biológicas hoje diponíveis, apresentam-nos uma imagem (...) demonstra, de forma inequívoca, que são as nossas hormonas e as nossas ligações cerebrais as grandes responsáveis pelas nossas atitudes, pelas nossas preferências e pelo nosso comportamento. O que significa que, se rapazes e raparigas crescessem numa ilha deserta, sem uma sociedade organizada e sem pais para os guiar, as raparigas continuariam a fazer mimos, a privilegiar o toque, a fazer amigas e a brincar com bonecas, enquanto os rapazes se desafiariam mental e fisicamente e formariam grupos com uma hierarquia bem estabelecida."

in Porque é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estrada? (2000)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jantar para um....


forum.autohoje.com

Bife com Cogumelos (no microondas)

Ingredientes: 1 bife de perú (100g); 50g de cogumelos; 30ml de vinho branco; 1/4 de colher de sopa de margarina; meia cebola; sal, pimenta e outros a seu gosto.

Preparação: Tempere o bife a seu gosto. Corte a cebola em meias luas e leve ao microondas, juntamente com a margarina,durante 1 minuto na potência máxima. 
                            Junte o bife e regue com vinho. Leve novamente ao microondas por 2 minutos na potência máxima.
                            Vira o bife, acrescenta os cogumelos e leva de novo ao microondas por 1 minuto.
                        



Embora não seja grande fã de cozinhar no microondas,  a rapidez cativou-me, experimentei e estava bom. Acompanhei com espinafres com queijo. Para mim estava perfeito.

Aconselho a que na primeira tentativa se tenha atenção ao tempo, pois as potências dos microondas diferem.

Quanto às quantidades. Bem... para mais do que um, basta multiplicar a quantidade de ingredientes e de tempo no microondas ;)     
     

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bons sonhos...

       
                                                                                               


Já não é novidade (pelo menos para a maioria das pessoas) que uma noite de sono bem descansada ajuda na manutenção do equilíbrio emocional e corporal.

Assim sendo, existem diversas teorias que defendem que não dormir o suficiente ou dormir mal podem provocar mau humor, perda de energia, e... o pior dos nossos pesadelos, engordar!!!!

Como algumas pessoas sabem, há um inúmero grupo de situações que perturbam a minha capacidade para adormecer ou dormir sem ter pesadelos (e consequentemente, acordar como se tivesse estado em guerra durante toda a noite). Por este motivo, desenvolvi alguns truques que ajudam a potenciar uma boa noite de sono. 

Por vezes não os uso e nem sempre os uso todos ao mesmo tempo. Houve alturas em que funcionaram e alturas em que nem por isso, portanto são apenas isso... dicas ;)

- em primeiro lugar, limpar o pó do quarto. Como sou alérgica ao pó, às vezes ajuda o quarto limpinho;

- mudar os lençois da cama: primeiro, porque não há nada mais reconfortante do que uma cama bem feita com lençois lavadinhos e perfumados e depois porque para mim que acredito na teoria das energias pessoais e dos pensamentos/ acontecimentos, uma cama feita de lavado é uma boa fonte de energias positivas, limpas, renovadas;

- fechar portas dos armários, fechar gavetas, arrumar objetos fora de lugar: este é um hábito diário, fecho até a porta do quarto e esforço-me por arrumar tudo antes de me deitar;

- usar o quarto para descansar e não para trabalhar: não é um hábito que tenha, mas acontece a muitas pessoas usarem a cama como local de trabalho e logo a seguir deitarem-se nela para dormir. Não me parece absurdo que tal não ajude ao descanso, uma vez que o espaço já está saturado, tal como o próprio ar e uma vez mais as energias, para além de que a mudança de contexto serve muitas vezes para mudar de pensamento e não trazer tantos problemas / tarefas por realizar para a cama;

- por falar em preocupações, ofereceram-me há uns tempos um saquinho com cinco bonecas da Guatemala: bonecas das preocupações. Pelo que vinha descrito, é hábito/lenda na Guatemala que antes de dormir identifiquemos as nossas principais preocupações, transferindo cada uma para uma boneca que depois arrumaremos no saquinho de pano que colocaremos debaixo da almofada. Assim, a nossa mente fica livre das preocupações durante a noite. A teoria não parece nada absurda. O simples fato de termos que identificar o que nos preocupa, faz-nos analisar mais objetivamente os problemas e relativizá-los. Torná-los concretos (transferindo-os para uma pequenina boneca com um sorriso simpático) pode ajudar-nos a visualizar e a sentir a ideia de que por uma noite não precisamos de os carregar, até porque a nossa intenção é dormir;

- ter cuidado com os perfumes e aromas usados no quarto. Há quem defenda a utilização de alfazema por ser um aroma/ planta com poderes calmantes. Para quem não aprecia o aroma este não faz sentido, encontrem outro que vos agrade.

- ter muito cuidado com o que se bebe após a hora de jantar e até com a quantidade. Muita quantidade terá o efeito de criar a necessidade de utilizar a casa de banho, o que interrompe o nosso descanso. Beber substâncias com efeito ativador também pode não ajudar. Atenção ao chá verde, branco e preto e a outros que possam ter o mesmo efeito. Para os menos atentos, existem misturas no mercado com nomes muito sugestivos ( Boa Noite, Noites Tranquilas...) que podem facilitar esta escolha;

- praticar exercício físico, mas não próxima da hora de dormir, de forma a que a adrenalina causada pelo mesmo possa ser aproveitada em tarefas que possa ter que realizar e não a contrarie na hora em que quer dormir;

- escolher uma atividade calmante para realizar antes de dormir, principalmente se antes disso realizou alguma tarefa muito estimulante. No meu caso se escrever antes de dormir ou se estiver a preparar aulas, o meu cérebro parece que continua a realizar processos e ideias para a continuação do que estava a fazer, mesmo que já tenha largado o computador e me tenha deitado. Por isso, uns minutos antes de me deitar, bebo um chá, vejo um bocadinho de televisão, leio um bocadinho e assim o meu cérebro tem tempo para acalmar ;)

E, que me lembre, acho que estão todos, mas ainda há muitos mais. Basta uma pesquisa e truques e mais truques aparecerão. 

Espero que não te tirem o sono! ;)


fotografia de Marta Filipa Costa






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nice ;)


   



   



 



 

Para mim não há nada melhor do que mudar de penteado e a vida mudar para se ajustar a ele...
(Risos)
Sim, sei que é uma parvoíce, mas garanto-vos que não há nada que nos levante mais a auto-estima de que perder peso (ou ganhar algum para as magrinhas) e ter um cabelo que nos agrade e favoreça.


Já fiz várias mudanças radicais de visual usando o cabelo. Por diversas vezes cortei o cabelo de muito comprido para curtíssimo. Usei durante anos o cabelo pelo queixo... durante algum tempo tive o cabelo muito comprido... Já usei cabelo com todo o tipo de madeixas e de quase todas as cores, já usei "rastas" falsas e pensei por diversas vezes em pôr extensões.


Apesar de ter gasto muito dinheiro em cabeleireiros não me arrependo e assim que puder vou voltar a gastar.
E vou já pensando em coisas que podia fazer. Inspiro-me...


E espero inspirar-vos ;)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Comer fruta... em criança!


Uma das primeiras notícias que ouvi este ano foi a de que um estudo qualquer, desculpem lá mas não decorei de quem, chegou à conclusão ( e não sabíamos já todos?) que as crianças portuguesas comem muito pouca fruta, praticamente não bebem água e não praticam exercício físico.

Apesar de achar ridículo o espalhafato que se fez à volta de uma questão que é mais do que evidente há anos, acho-a muito importante e por isso decidi deixar a minha opinião sobre ela. "É de pequenino que se torce o pepino" e parece-me que depois de criado o hábito é mais fácil pô-lo em prática em adulto. 

Tudo antes de se pôr uma criança de 8 anos a fazer dieta sem comer sobremesas nenhumas, beber leite ou almoçar e jantar o mesmo que os outros. Parte-me o coração!!! Por isso vamos prevenir!!

Qualquer pessoa que lide com crianças (principalmente muitas e educadas por diferentes adultos) se apercebe que existem alimentações de todos os géneros e que tal como em todas as situações, a média prejudica a fama dos que se esforçam.

Existem sempre alguns adultos que são razoáveis nos lanches que enviam para a escola e que se percebe pelas conversa dos miúdos ou pela forma como comem na cantina que tentam dar uma alimentação equilibrada aos miúdos.

Mais uma vez, quanto mais possibilidades económicas, mais probabilidades de os "lanches" e refeições principais recorrerem a alimentos pré confeccionados e embalados. Por um lado porque não há necessidade de escolher produtos mais baratos e por outro porque os empregos deixam cada vez menos tempo livre.

Claro que um bollycao ou umas bolachinhas não vai fazer mal ao mundo, mas há miúdos que trazem para o seu lanche ao meio da manhã um pacote de bolachas cobertas de chocolate ou um pacote de batatas fritas com um refrigerante para acompanhar...

Mas vamos focar-nos em opções razoáveis dentro da nossa cultura alimentar:
- pão fresco com manteiga ou fiambre ou queijo ou doce ou marmelada;
- leite com chocolate ou leite branco em pacotinhos individuais;
- iogurtes de beber;
- 2 ou 3 bolachinhas, uns dias com chocolate, outros não
- uma barra de cereais ou uma caixinha com cereias
- 1 peça de fruta

Em relação a este último item sei bem que não é fácil comer fruta fora de casa, mas já vi várias crianças trazerem de casa maçãs, pêras e laranjas e também já vi pequenas caixinhas com fruta já arranjada. Já vi adultos que se esforçam por perceber qual a necessidade da criança para cada lanche (visto que as crianças fazem quase todas as suas refeições na escola).

Em relação às refeições era bom se fossem sempre completas e seria maravilhoso que os miúdos não fizessem tanta fita para comer a sopa e a salada. Mas com fita ou sem ela seria importante que fossem comendo de tudo, pela qualidade dos alimentos e pela necessidade de experimentar outras coisas e saber escolher entre o que é melhor e pior.

Para os mais crescidinhos era bom explicar-lhe com exemplos muito práticos que podem fazer escolhas e que não é necessário que todas as refeições sejam totalmente saudáveis ou o contrário. A ideia é criar na sociedade que nos vai preceder a noção de que a fartura cria a responsabilidade de escolha e que é preciso escolher o que se come para se viver bem.



sábado, 7 de janeiro de 2012

Responsabilidade

tumblr_lqfcqxVYsN1qzafcqo1_1280
LOLITA

Há pessoas que não conseguem lidar bem com a responsabilidade de serem responsáveis por aqueles que num dado momento da sua vida cativaram e mantiveram reféns.

Contigo, aprendi

que nem tudo o que penso pode ser compreendido pelos outros,

que nem todas as pessoas merecem conhecer o meu verdadeiro eu,

que muito menos vou mudar o mundo,

que se decidir lutar contra ele, pago caro por ser tão emocional, tão passional, tão à flor da pele, 

que podemos escolher entre viver a vida em altos e baixos ou tentar passar por ela sem que ela tenha o poder de nos afectar,

a ter medo de me expor,

que não só nunca conhecemos verdadeiramente ninguém como não conhecemos muitas partes desse alguém,

que conheço muito pouco de ti, que não sei nada do teu passado nem do teu presente, que houve imensas coisas que nunca me chegaste a contar

Espero que aprendas mais comigo,
que te tornes menos duro quando és pressionado, porque magoas as pessoas com o que dizes (mesmo que não seja essa a tua intenção),

que acabes por perceber que viver implica partilhares a tua vida e que consigas efectivamente fazê-lo,

 que te arrisques mais,

 que queiras mais,

que procures em ti os teus pontos fortes,

que acredites neles

que vás à luta por um objectivo maior do que tu e do que a tua vida,

que te ligues a alguém a quem ames verdadeiramente, que te entusiasme, que te apaixone pela sua forma de ser e não por qualquer razão que possa simplesmente desaparecer

que continues a dizer boa noite todos os dias às pessoas que te dizem algo, que lhes mostres (mesmo dessa tua maneira distorcida) que gostas delas e que elas importam para ti,

Que guardes em ti o pensamento de que tudo tem um momento certo para ser feito: antes é cedo e depois é tarde...

1.º dia de 2011

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

my sister's keeper

my_sister_s_keeper01

Um filme tocante... incontornável... profundo... emocionante...
Fantásticas personagens...
Vale a pena ver!
Copyright © T&M
Design by Fearne