domingo, 15 de janeiro de 2012

Bons sonhos...

       
                                                                                               


Já não é novidade (pelo menos para a maioria das pessoas) que uma noite de sono bem descansada ajuda na manutenção do equilíbrio emocional e corporal.

Assim sendo, existem diversas teorias que defendem que não dormir o suficiente ou dormir mal podem provocar mau humor, perda de energia, e... o pior dos nossos pesadelos, engordar!!!!

Como algumas pessoas sabem, há um inúmero grupo de situações que perturbam a minha capacidade para adormecer ou dormir sem ter pesadelos (e consequentemente, acordar como se tivesse estado em guerra durante toda a noite). Por este motivo, desenvolvi alguns truques que ajudam a potenciar uma boa noite de sono. 

Por vezes não os uso e nem sempre os uso todos ao mesmo tempo. Houve alturas em que funcionaram e alturas em que nem por isso, portanto são apenas isso... dicas ;)

- em primeiro lugar, limpar o pó do quarto. Como sou alérgica ao pó, às vezes ajuda o quarto limpinho;

- mudar os lençois da cama: primeiro, porque não há nada mais reconfortante do que uma cama bem feita com lençois lavadinhos e perfumados e depois porque para mim que acredito na teoria das energias pessoais e dos pensamentos/ acontecimentos, uma cama feita de lavado é uma boa fonte de energias positivas, limpas, renovadas;

- fechar portas dos armários, fechar gavetas, arrumar objetos fora de lugar: este é um hábito diário, fecho até a porta do quarto e esforço-me por arrumar tudo antes de me deitar;

- usar o quarto para descansar e não para trabalhar: não é um hábito que tenha, mas acontece a muitas pessoas usarem a cama como local de trabalho e logo a seguir deitarem-se nela para dormir. Não me parece absurdo que tal não ajude ao descanso, uma vez que o espaço já está saturado, tal como o próprio ar e uma vez mais as energias, para além de que a mudança de contexto serve muitas vezes para mudar de pensamento e não trazer tantos problemas / tarefas por realizar para a cama;

- por falar em preocupações, ofereceram-me há uns tempos um saquinho com cinco bonecas da Guatemala: bonecas das preocupações. Pelo que vinha descrito, é hábito/lenda na Guatemala que antes de dormir identifiquemos as nossas principais preocupações, transferindo cada uma para uma boneca que depois arrumaremos no saquinho de pano que colocaremos debaixo da almofada. Assim, a nossa mente fica livre das preocupações durante a noite. A teoria não parece nada absurda. O simples fato de termos que identificar o que nos preocupa, faz-nos analisar mais objetivamente os problemas e relativizá-los. Torná-los concretos (transferindo-os para uma pequenina boneca com um sorriso simpático) pode ajudar-nos a visualizar e a sentir a ideia de que por uma noite não precisamos de os carregar, até porque a nossa intenção é dormir;

- ter cuidado com os perfumes e aromas usados no quarto. Há quem defenda a utilização de alfazema por ser um aroma/ planta com poderes calmantes. Para quem não aprecia o aroma este não faz sentido, encontrem outro que vos agrade.

- ter muito cuidado com o que se bebe após a hora de jantar e até com a quantidade. Muita quantidade terá o efeito de criar a necessidade de utilizar a casa de banho, o que interrompe o nosso descanso. Beber substâncias com efeito ativador também pode não ajudar. Atenção ao chá verde, branco e preto e a outros que possam ter o mesmo efeito. Para os menos atentos, existem misturas no mercado com nomes muito sugestivos ( Boa Noite, Noites Tranquilas...) que podem facilitar esta escolha;

- praticar exercício físico, mas não próxima da hora de dormir, de forma a que a adrenalina causada pelo mesmo possa ser aproveitada em tarefas que possa ter que realizar e não a contrarie na hora em que quer dormir;

- escolher uma atividade calmante para realizar antes de dormir, principalmente se antes disso realizou alguma tarefa muito estimulante. No meu caso se escrever antes de dormir ou se estiver a preparar aulas, o meu cérebro parece que continua a realizar processos e ideias para a continuação do que estava a fazer, mesmo que já tenha largado o computador e me tenha deitado. Por isso, uns minutos antes de me deitar, bebo um chá, vejo um bocadinho de televisão, leio um bocadinho e assim o meu cérebro tem tempo para acalmar ;)

E, que me lembre, acho que estão todos, mas ainda há muitos mais. Basta uma pesquisa e truques e mais truques aparecerão. 

Espero que não te tirem o sono! ;)


fotografia de Marta Filipa Costa






Zita Peres Dias disse...

Gostei muito! Vou tentar seguir algumas das tuas dicas!

Teresa disse...

Gostei muito, este fim de semana tentei descansar a cabeça e dormir ate não querer mais. Sei que me vou arrepender durante e semana, vamos lá ver.
Beijinhos

Teresa Margarida Costa disse...

Teresa: Eu também faço isso, recuperar as horas de sono ou pelo menos o cansaço que às vezes acumulamos durante a semana.
Certo que a minha logística doméstica e familiar é bem mais simples, mas não me costumo arrepender.
Beijinhos

Copyright © T&M
Design by Fearne