quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Boas Iniciativas...

Pelo menos a mim, que não sou mãe parece-me sempre que há assim uma espécie de dificuldade em encontrar histórias verdadeiramente interessantes para contar aos pequenitos.
Eu gosto muito de contar histórias, mesmo aos que não são assim tão pequenitos, porque adoro ler e embora a maioria das crianças não goste de ler, delira da mesma forma que eu, quando ouve alguém ler uma história interessante.

Por interessante, refiro-me a engraçada, cativante, escrita em bom português e com qualquer "lição" a reter. É impressionante como os miúdos (mesmo aqueles com grandes dificuldades cognitivas com que trabalho) conseguem perceber o que se passou na história e o que se pretendia mostrar a partir dali. E como mais tarde ao lembrar a história é mais fácil que entendam a consequência daquilo que estão a fazer. Certo que os contos tradicionais são fantásticos, mas a distância no tempo dificulta a identificação com as personagens e as situações. 

No meu caso, tenho um trabalho redobrado a conseguir primeiro que estas personagens se tornem imaginariamente reais, mas para a grande maioria dos miúdos é mais simples analisar as situações e acções quando relatadas em outros, especialmente se forem uma personagem de uma história que todos gostam.

Tudo isto para vos falar de uma nova iniciativa de contos, ao alcance de qualquer um, que para além de me parecer uma ideia muito bem conseguida vai ser-vos muito útil na hora de arrancar os pequenos monstrinhos da frente dos ecrãs de televisão ou computador.

Boas leituras :)




Copyright © T&M
Design by Fearne