sexta-feira, 6 de abril de 2012

Maria Madalena - volume I - livro

Há alguns anos, antes de iniciar esta vida de descoberta e "exílio" uma amiga disse-me que deveria ler a história de Maria Madalena. 
Na altura não percebi o que ela queria dizer, mas alguns dias depois quando fui às compras no hipermercado encontrei esta coleção e, apesar de ela ser caríssima, comprei.
No entanto, apesar de ter iniciado a sua leitura não a li. Talvez na altura tivesse coisas bem mais emocionantes para fazer do que ler aquilo que me pareceu ser uma história de uma mulher daquela época e daquele espaço.
Mas o que é certo é que esta coleção me tem acompanhado por todas as casas onde vivi e esteve sempre lá, onde estão os livros que vou juntando e que quero ler, mas que por um motivo ou por outro vou adiando. 
O que é certo é que tal como o "ídolo" de que fala este volume, estes livros também exerciam sobre mim uma certa atracção e pensava sempre que queria mesmo arranjar tempo para os ler.

E, finalmente, li. Adorei a narrativa e a história em si, embora me pareça mais apenas uma espécie de reconto de uma história já conhecida por todos (mas não por mim). Aliás dentro desta conheci muitas outras histórias que só conhecia superficialmente.
Gostei tanto do livro que tinha que recomendá-lo e entre muitas passagens marcantes transcrevo uma que me acompanhou a mente por alguns dias:

"- Não. por favor, entre! - disse Zebida puxando Ester para dentro.- Precisamos dos seus conhecimentos.
- Conhecimentos?
- Sobre o que significa o passar dos anos para um homem e uma mulher- disse Zebida. - Como sabe, a minha filha Maria vai-se casar em breve. Então, juntamo-nos, todas as mulheres da família, para ajudá-la e transmitir-lhe o que sabemos. Mas não temos pessoas mais idosas, pois a minha mãe e a mãe de Natan morreram há muito tempo, assim como as nossas tias. Então, você poderia ajudar-nos!
(...)
- Conheço-te desde que nasceste - disse. - E desejo-te muita felicidade. (...)
- Mas devo dizer-te - continuou Ester - que boa parte dessa felicidade depende da tua própria força. O homem tem pouco a ver com isso."



publicações relacionadas:

Maria Madalena - volume II - livro em arte para que te quero, livros
 Maria Madalena - filme                  em  arte, para que te quero; filmes
Copyright © T&M
Design by Fearne