sábado, 28 de abril de 2012

Ausência



Raramente é mau sinal quando fico mais tempo desaparecida. Normalmente é sinal de que ando por aí, a aprender e a recolher impressões para depois escrever. O que é bom e me faz bem.

Também não é segredo para ninguém que não tenho uma relação especial com o computador e que o ligo apenas quando é extremamente necessário...

Desta vez não andei por aí "na gandaia", nem deixei de estar com o computador ao colo durante horas a fio. Pela primeira estive a dedicar-me à escrita do que alguns chamam de uma "obra" para com ela participar num concurso literário.

No meu primeiro concurso, muito motivada pela discreta insistência da minha irmã mais nova em não deixar passar a oportunidade de dar um sentido mais funcional a todos os papelinhos e caderninhos que vou escrevendo.

Na verdade a experiência foi muito diferente do que eu imaginava. Mais do que tudo fiquei impressionada por ter passado mais de vinte horas a preparar uma singelas e não especialmente escritas quinze páginas. Depois fiquei também muito surpreendida por dois terços desse tempo terem sido passados a corrigir, mas principalmente a apagar o que tinha escrito.

O que me presenteou com um par de conclusões para mim muito significativas:
- afinal sou mais do género de escrever um romance do que de escrever um pequeno conto;
- o mais dificil não foi escrever a história a contar, foi lidar com as restrições dos caracteres;
- escrever histórias simples, com sentidos abertos, explícitos, quotidianos pode ser ainda tão interessante como escrever opiniões, sentimentos, ideias sem nunca as concretizar;
- é possível reviver, vezes sem conta, o que vivem, sentem e pensam as personagens que criamos, nas situações que lhe oferecemos;
- escrever é esquecer o tempo e  a nossa realidade, é até perigosamente viciante e inebriante.
Por isso, esta foi para mim uma experiência muito positiva. Quem sabe não se torne num promissor primeiro passo..
Vou tentar fazer por isso.

 Foto in LOLITA
guida disse...

Eu não diria um primeiro passo, porque o primeiro foi há muitos anos!!!! Mas um passo mais importante. Porque afinal, para chegar a publicar algo, é preciso começar muito atras, por pequenos passos. E isso já tu fazes há muito tempo ... e bem!!! E já venceste esse concurso, porque como tu mesma dizes " esta foi uma experiência muito positiva ". Então visto por esse lado já é uma vitória!!!
Beijo grande da tua admiradora número 1!!!

Anónimo disse...

Cito: "afinal sou mais do género de escrever um romance do que de escrever um pequeno conto"

Recordo-me de me teres dito há não muitos anos que não era o teu "estilo" isso de romance...isso é que são mudanças... esse "intervalo" por aí, esta definitivamente a fazer-te bem. Quando publicas no blog esse texto? é que tens fans...
Bj

Anónimo disse...

Quando será o dia em que vou ler e reler, e dar a ler o teu romance e poder dizer a todos que foi a minha irmã que escreveu...tenho a certeza que vai ser para rir, sonhar, e amar..
Beijos enormes e bora lá tratar disso..
Tucha

Teresa Margarida Costa disse...

Não há nada mais motivador do que os vossos calorosos comentários. Vejo que todos analisam com muita seriedade as minhas palavras e têm muita razão...
Guida: é verdade que desde sempre escrevi e dei a ler a alguém o que escrevia e é também que para mim a vitória foi a experiência em si
Fernando: de fato, este intevalo, como tu lhe chamas obriga-me a passar muito tempo comigo, o que tem momentos muito irritantes, mas também tem estas revelações surpreendentes
Tucha: como é que tu me adivinhas sem me ouvir? Essa foi mesmo outra alteração na minha escrita. em vez de escrever coisas tristes, duras e pesadas, percebi que quero e também consigo escrever algo que faça sonhar. ontem, a marta mandou-me umas dicas de um escritor e uma delas consistia em pensar na reação de pessoas que conhecemos à nossa escrita (num dos romances que escrever vou ter-te a ti em mente e por isso vai ser um romance muito docinho como tu gostas ;)

quanto ao texto para já não vou publicar porque está a ser apreciado. Se não for escolhido, tal como eu espero, vou reformulá-lo e fazer nascer dele o meu primeiro romance... por isso... fãs... eu vou tentar ser rápida

Um beijo grande grande para cada um :)

Copyright © T&M
Design by Fearne