terça-feira, 16 de junho de 2015

A Arte Perdida de Guardar Segredos

Encantada que fiquei com este título, deixei-me namorar com o tom rosa sobre esverdeado ( que nesta única foto que encontrei não se vê) e convencer pelo preço apelativo. Apesar de ter muitos livros na prateleira de "Em espera para ser lido" decidi comprá-lo e assim que acabei o que estava a ler, passei-o à frente na fila, cheia de curiosidade que estava para saber do que se tratava.

Pois bem! Não era nada do que eu esperava!
Mas é uma história envolvente que nos leva daqui para um outro mundo (o que a mim me dá muito jeito para combater as insónias) e nos faz presentes em diálogos de um tempo que já não existe.

Esta história passa-se em Inglaterra , durante a recuperação do abalo social provocado pela segunda guerra mundial e tem a particularidade de falar do panorama musical antes da consagração de Elvis Presley. É delicioso, divertido, leve e tão caracteristicamente inglês do século passado.

"(...)
-Grava o Elvis Presly.
- Mas não o conhecemos. É um cantor qualquer que o tio Luke conheceu.
- Para mim chega.
- Mas afinal o que é que ele tem de mais?
- Tudo. Estás é com medo porque sabes muito bem que ele ainda é melhor do que o Johnnie.
- Claro que não é!
- Desculpa, Penelope, mas é verdade.
- Então porque não o ouvimos na rádio? Porque não vem ele tocar ao Palladium no próximo mês? - ouvi a minha voz ficar histérica, mas Inigo limitou-se a sorrir-me irritantemente, a agrupar as cartas na mão.
- Quando o Elvis Presçey for famoso, arruma com todos- afirmou sem sequer levantar a voz. - É tão simples como isso.
- Mostra-me uma fotografia e eu depois digo-te - ripostei.- Porque não acredito que possa parecer mais maravilhoso que o Johnnie
(...)
- O tio Luke diz que ele tem um ar esquisito.
- Esquisito é o que interessa. - bocejou Inigo.
(...)
Mas quem é que se vai lembrar do Elvis Presley daqui a vinte anos? - bradei - Ninguém! Mas todos se vão lembrar do Johnnie! Só o ouviste cantar quatro canções!
- Acredita no que quiseres - replicou Inigo - mas eu sei que o Elvis Presley tem qualquer coisa de diferente. Não sei dizer porquê ou como, mas sei. De certeza.
- Não estou a dizer que não gosto dele - admiti, contrariada, quando já íamos a subir para nos deitarmos - só que não se compara com o Jonhie.
- Claro que não se compara com o Johnnie - concordou Inigo- Não é comparável a ninguém. É o Elvis Presley. E chega."

Copyright © T&M
Design by Fearne