terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal 2014

Mirror by Jake



Esta coisa do natal não é para mim um assunto arrumado. 
Por um lado gosto muito do natal: gosto da festa, das cores, até gosto do frio e dia para dia percebo que a maioria das pessoas é um pouco mais tolerante, mais generosa, mais atenta ao vizinho do lado...

Por outro lado passo quase toda a época natalícia em stress... ele é a peça escolar, ele é música, ele é cenário, ele é figurinos, ele é convite, ele é presentes, ele é angariações, ele é decorações, ele é adventos aqui, ali e lá em casa também, ele é avaliações, ele é férias para alguns e trabalho redobrado para outros, ele é espalhar a mensagem de amor e tentar contornar o consumismo exagerado, ele é dor nos pés dos dias de trabalho intenso, ele é dor de cabeça do barulho das atividades coletivas, ele é comer mal, ele é ter pouca vontade para ir a lojas fazer as comprar essenciais...

Só quase no fim, é que o Natal é mesmo natal para mim... 
Só no dia em que chego a casa dos meus pais, onde estão sempre uns sete ou oito presentes ainda à minha espera para embrulhar (faz parte da tradição familiar eu, de uma maneira ou de outra, acabar a embrulhar presentes no último dia), onde já tudo está mais ou menos pronto e eu, juntamente, com um sobrinho e uma irmã lá vou decidindo a decoração da mesa de jantar... só aí é que é natal para mim.

Sei que é frase batida, mas para mim o Natal é só isto. A família, o estarmos juntos, o organizarmos o tempo e as vontades para passarmos um bom serão, com um doce aqui, um licor acolá, um jogo ou outro, muitas lembranças pequeninas, e algumas mensagens de natal que nos recordam o quanto ainda estamos ligados uns aos outros, muitos sorrisos, muitas gargalhadas, alguns amuos, algumas birras e alguns distraídos com a televisão, o computador ou simplesmente o sono.

Lá em casa não é obrigatório esperar pela meia noite, não é obrigatório comer isto ou aquilo e os presentes embora nunca caibam todos debaixo da árvore de natal não são mais do que um pretexto para um jogo ou outro. O que importa lá em casa é o cuidado que se tem com o outro, a atenção que se prestou durante o ano e a promessa implícita de estarmos lá sempre uns para os outros. O que queremos lá em casa é passar à nova geração de maneira simples, natural e divertida, o que nos foi passado a nós: a alegria e o amor que nos une.

Por isso para mim o natal começa tarde e quando todos já entraram no espírito eu ainda não lhe sinto o aroma. O meu advento começa quando faço as malas e começo a viagem para casa. Só aí vou cantarolando feliz, só aí me preencho de bondade, generosidade, calma e paz. Só nesse momento é que, para mim, começa verdadeiramente o Natal.




A todos os que me lêem, desejo um natal tão especial e único como o meu :)
Copyright © T&M
Design by Fearne