domingo, 7 de novembro de 2021
O Jogo do Anjo
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Mataram a Cotovia - Harper Lee-
- Atticus - continuei - há uma coisa que não estou a perceber. Miss Gates disse que é horrível o que o Hitler está a fazer, até ficou toda vermelha...
(...)
- Miss Gates é uma senhora muito simpática, não é?
- Claro que é - respondeu o Jem. - Eu gostava dela quando andava na sua classe.
- É que ela odeia muito o Hitler...
- E o que há de errado com isso?
- Bem, hoje ela falou qu'era errado ele tratar os judeus daquela maneira. Jem, não está certo andar a perseguir as pessoas, pois não? Ou melhor, ter maus pensamentos sobre aguém, não é?
- Claro que não, Scout. O que é que se passa contigo?
- Sabes, quando naquela noite, no tribunal, Miss Gates... ela estava a descer os degraus à nossa frente, tu não a deves ter visto... ela estava a falar com Miss Stephanie Crawford. Eu ouvi-a dizer que já era altura de alguém lhes dar uma lição, que estavam a exceder-se e que a seguir já iam começar a pensar que podiam casar connosco. Jem, como é possível odiar tanto o Hitler e, assim que se voltam as costas, ser-se tão mau para as pessoas da nossa terra..."
sábado, 22 de maio de 2021
"Assim podia ler na cama. Os livros"
segunda-feira, 10 de maio de 2021
O poder da palavra escrita
" De novo se perguntou para quem estava a escrever o diário. Para o futuro, para o passado - para uma era provavelmente imaginária. E diante dele erguia-se-se, não a morte, mas o aniquilamento. O diário seria reduzido a cinzas, e ele próprio vapor. Só Polícia de Pensamento leria aquilo que ele escrevera, antes de o varrer da existência e da memória. Como podia apelar-se ao futuro quando nem o menor vestígio de nós próprios, nem mesmo uma palavra anónima rabiscada num bocado de papel, tinha a hipótese de sobreviver fisicamente."
George Orwell - 1984
segunda-feira, 3 de maio de 2021
O Prisioneiro do Céu
Um daqueles livros em que se pega e em que só se pára para comer ou ir trabalhar. Como se se estivéssemos a ver um filme, não queremos parar e conseguimos até umas gargalhadas solitárias. Fantástico!
Do dia a dia...