quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Uma questão de classe - Joanne Harris
" Certos colegas meus, imagino, reagirão a todos estes disparates com o entusiasmo de um grupo de escuteiros às piruetas em volta do líder. .... a equipa de marido e mulher presentemente ligada ao Departamento das Germânicas, são ambos veteranos de laboratórios de ideias e discussões de grupo. Além disso, Penny fez um curso chamado Crianças em Terapia, o que a deixou com a ilusão de que é acessível e se identifica com as "questões da juventude".
..., por seu lado, parece impressionado pelo facto de, sob este novo regime, todos os problemas de ... serem transferidos para um série de documentos de orientação, deixando assim de existir no mundo real. Quanto ao ..., bom. Ele deve lembrar-se da história do ...., mas nunca deu aulas a ... nem teve grande contacto com ele. ... também sabe de tudo, mas estava do lado de fora dos acontecimentos, e as memórias do envolvimento de ... nessa história são maioritariamente minhas.
De qualquer maneira.... desconfio que a Equipa de Crise não estará cá muito tempo.... assim que a papelada... está despachada, têm tendência a migrar para novas pastagens, deixando-nos a demonstrar como a vida real tem pouca relevância no seu mundo ficcional.
Ficcional? Bom, não se pode construir uma escola com base em teorias e laboratórios de ideias. Um bom professor sabe isso e gere os recursos nesse sentido. Nos velhos tempos, sabíamos como lidar com os aspetos mais desagradáveis. Não precisávamos de uma política para nos dizer que o bullying é errado, ou que os rapazes devem ser bem educados e tentar comportar-se como cavalheiros. Não havia estatutos, nem workshoops, e de certeza que não havia gurus dos abusos - apenas uma frase em latim que cobria todas as eventualidades.
In loco parentis. Costumava significar "agir como um pai responsável agiria". Hoje em dia, quase ninguém sabe o que significa. Além disso, a maioria dos pais nos dias que correm são tudo menos razoáveis. Pelo contrário, são litigiosos, presumidos, crédulos, defensivos, mal-educados e obcecados em ter aquilo por que estão a pagar. Tal como diz o Novo Diretor: já não são pais, mas sim clientes.
A maioria das pessoas de ... vai adorar o Novo Diretor por todas as razões que me incomodam - o seu charme, a sua juventude, a sua oratória, a forma como usa o jargão com naturalidade. Pessoalmente, gostaria de o ver a lidar com uma turma indisciplinada do 9.ano à última hora de sexta-feira, mas duvido muito que isso venha a acontecer. Homens como ... nunca têm de arregaçar as mangas ou de sujar as mãos de giz. Os homens como ... sentam-se e fazem planos enquanto os outros seguem ordens. E os homens como ... sabem como pôr os outros em movimento; dar corda ao mecanismo, puxar os cordelinhos, enviá-los em direções que eles pensam ter escolhido sozinhos...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Enviar um comentário